quinta-feira, 31 de março de 2016

Deputado Wellington sai em defesa de alunos que tiveram benefício do FIES cancelado


No início da tarde desta quinta-feira (31), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) recebeu um grupo de alunos de faculdades particulares de São Luís -Ma que tiveram o benefício do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) cancelado. Os estudantes alegaram que, de forma súbita, tiveram o benefício cancelado e, até o presente momento, não foram informados sobre os motivos que levaram ao fato.
“Em dezembro, eu era aluna formalmente matriculada. Hoje, sou considerada inadimplente, com um débito que eu não tenho como pagar. Se eu pudesse pagar, não teria ‘pedido’ o FIES quando ingressei”, desabafou a aluna Dayanne Ketley, estudante de Biomedicina.
Entre os estudantes prejudicados, temos inclusive, vargengrandenses, que saíram de sua cidade em busca de um sonho e agora se desesperam com a possibilidade de o mesmo ser impedido de realizar-se.
Após ouvir os estudantes, Wellington se colocou à disposição para atuar em defesa dos alunos, embora reconheça que o Parlamento Estadual não possui atribuição ou competência para tratar sobre a matéria, por ser um programa federal, mas afirmou que irá se empenhar junto aos órgãos competentes para defender a educação como direito universal.
“Recebemos, em nosso gabinete, alunos que tiveram o benefício do Programa oriundo do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) cancelado, desde o início de 2016. São alunos de diversos cursos e que encontram na educação um meio de transformação social. Bem sabemos que estamos diante de um Programa Federal, que possui íntima relação com as unidades de ensino particulares, o que nos retira a atribuição para legislar ou fiscalizar algo que esteja diretamente ligado ao tema. No entanto, não poderíamos nos omitir diante dos anseios desses estudantes que estão desesperados com a possibilidade de não concluírem a graduação. Por isso, articularei uma reunião com o Ministério Público e demais órgãos competentes. Reconhecemos que as instituições particulares de ensino não podem arcar com o ônus, mas compreendemos, também, que os estudantes não podem ter seus futuros prejudicados por uma 'falta de recursos' do Governo Federal“, declarou o parlamentar.
Fonte: Facebook/Wellingnton do Curso

STF mantém Moro fora das investigações; uma das gravações pode ser invalidada

Foto reprodução: Correio Braziliense
Foto reprodução: Correio Braziliense
Por oito votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde desta quinta-feira (31) que as investigações da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem permanecer na Corte.
A maioria dos ministros decidiu manter a decisão anterior do ministro relator, Teori Zavascki. Com a posição do plenário, a parte da investigação que envolve Lula permanecerá no STF e não com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação na primeira instância.
No voto, o ministro Zavascki afirmou que, apesar da questão da legitimidade das interceptações das conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fazer parte do julgamento desta tarde, algumas das provas podem perder validade. O ministro citou o fato de uma das conversas ter sido gravada depois do pedido para que as interceptações fossem suspensas.
Pedido relevante
“Cumpre enfatizar que não se adianta aqui qualquer juízo sobre a legitimidade ou não da interceptação telefônica em si mesma, tema que não está em causa, embora aparentemente uma das mais importante conversas tornadas públicas foi gravada depois de ter sido suspensa a ordem de interceptação. De modo que será muito difícil convalidar a validade desta prova. Mas isso, de qualquer forma, não está em questão”, acrescentou Teori.
O relator disse ainda que havia relevância no pedido da Presidência da República para que sejam suspensos os efeitos da decisão que tornou pública as conversas interceptadas.
“São relevantes os fundamentos que afirmam a ilegitimidade dessa decisão. Em primeiro lugar, porque emitida por juízo que, no momento de sua prolação, era reconhecidamente incompetente para a causa diante da constatação, já confirmada, do envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro, inclusive a própria presidente da República. Em segundo lugar, porque a divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas, nas circunstancias em que ocorreu, comprometeu o direito fundamental da garantia de sigilo que tem acento constitucional”, destacou o ministro.
Danos
Teori Zavascki informou também que os efeitos da divulgação das conversas são irreversíveis e que, ao suspender a divulgação, serão evitados novos danos.
“A esta altura há de se reconhecer que são irreversíveis os efeitos práticos decorrentes da indevida divulgação das conversações telefônicas interceptadas, mas ainda assim cabe deferir o pedido no sentido de sustar imediatamente os efeitos futuros que ainda possam dela decorrer e, com isso, evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da divulgação, seja no que diz respeito ao comprometimento da validade da prova colhida, seja até mesmo contra eventuais consequências no plano da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal”, concluiu o relator.
Votos
Acompanharam integralmente o voto do relator os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Os ministros Luiz Fux e Marco Aurélio divergiram dos demais votos. Eles entenderem que devem tramitar no STF somente fatos relacionados com investigados com foro privilegiado. Na avaliação de Fux, a conversa entre Lula e Dilma não há qualquer ilícito, embora o juiz Sérgio Moro deveria ter feito uma análise prévia da prova.
“Fico a imaginar se o juiz de primeiro grau não tem o mínimo de possibilidade de aferição da seriedade dos fatos que se passam sob seu crivo antes de remeter os áudios ao STF”, acrescentou Fux.
AGU
Antes dos votos dos ministros, o advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, fez sustentação oral. O ministro chegou a elogiar a atuação do juiz federal Sérgio Moro na condução da Operação Lava Jato, mas disse que a decisão do juiz de divulgar os áudios entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff ofendeu a Constituição e a legalidade vigente.
Fonte: Agência Brasil

Incêndio de grandes proporções no condomínio Brisas Life no Altos do Calhau

df5a4bede6d5ba6af6104032aaf2ac08
Incêndio de grande proporções ocorre agora no Condominio Brisas Life
Um incêndio de grandes proporções ocorre agora no condomínio Brisas Life, no sétimo andar da torre Brisas do Jardim, localizado no bairro Autos do Calhau.
Não se sabe até agora o que ocasionou o incêndio, mas no local o clima é de desespero devido várias famílias estarem ilhadas em seus apartamentos. Há também muita gritaria e crianças chorando no local.
O Corpo de Bombeiros foi acionado mas até agora não chegou até o local e o fogo só aumenta.
O fedor da chamas está tão forte que está incomodando inclusive, os alunos da escola Upaon Açu, que fica localizada ao lado.
Aguardem mais detalhes…
Blog Luis Cardoso

Homem invade Fórum, agride juíza e tenta matá-la

Por volta das 13h30 da tarde desta quarta-feira (30), um homem munido com explosivos e garrafas com coquetéis molotov invadiu a sala do Fórum Butantã, localizado na Zona Oeste de São Paulo, e ameaçou de morte uma juíza.

Alfredo José dos Santos manteve a juíza Tatiane Moreira Lima como refém dentro de sua própria sala. Ele chegou ainda a agredi-la e jogar álcool no seu corpo, sob ameaça de atear fogo na juíza.
Veja abaixo os vídeos

CLAMOR! Familiares e a população de Bacabal se despedem das três crianças mortas eletrocutadas em cerca de arame

As três crianças mortas eletrocutadas na tarde desta quarta-feira (30) na Vila das Almas, em Bacabal, estão sendo veladas desde às 10 horas da manhã de hoje na igreja da Paroquia de Sant'Ana, na rua Raimundo Correia, bairro Ramal, onde uma missa de corpo presente é celebrada pelo Frei Ribamar.

O sepultamento está previsto para acontecer às 16 horas no cemitério do Juçaral.
Victor Tiago (6), David José da Silva (8) e José Armando Pereira da Silva (11) morreram ao tentarem atravessar uma cerca de arame farpado que estava energizada.

A residência onde ocorreu a tragédia fica localizada na rua 01 e o proprietário fugiu após o acontecimento.

O imóvel foi incendiado pela população durante a noite.

Durante o velório o pai de Victor Tiago, de 6 anos de idade, identificado como "Deri", que se encontra cumprindo pena por tráfico de drogas na Unidade Prisional de Ressocialização, no povoado Piratininga, se despediu emocionado do seu filho.
As três crianças eram alunas de escolas públicas do município e por essa razão o secretário de educação, professor Carlos Gusmão, emitiu nota de pesar lamentando a tragédia. O mesmo fez o prefeito de Bacabal José Alberto Veloso que também declarou luto oficial por três dias. Blog do Sergio Matias

quarta-feira, 30 de março de 2016

Bebida mortal! Dois amigos morrem após ingerir cachaça com veneno de cobra e extrato de maconha, em Santa Quitéria MA

À esquerda: foto ilustrativa/direita corpo de uma das vítimas ao deixa o Hospital de Santa Quitéria  
Por: Alexandre Cunha
Uma fatalidade deixou a cidade de Santa Quitéria e região em estado de choque na tarde da última terça-feira, 29 de março. Dois homens que não tiveram os nomes revelados, morreram após consumir cachaça, supostamente contaminada por veneno de cobra, folhas de maconha e sementes, a popularmente conhecida por cachaça conservada. As vitimas seriam amigos e teriam consumido a bebida.    
Fontes ligadas ao no Blog do Alexandre Cunha, relatou que o triste fato teria ocorrido no meio da tarde, em um Povoado do Município por nome na Roça Velha.
Os dois amigos consumiram a bebida que continha a cobra, folhas e sementes de maconha, em questão de segundos o primeiro a consumir a bebida caiu no chão, perdendo os sinais vitais morrendo em questões de minutos ainda no local, já a segunda vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Municipal de Santa Quitéria, mas não resistiu e também morreu. 

Os dois amigos teriam entre aproximadamente 31 e 40 anos, o triste acontecido deixou todos abalados, ao mesmo tempo em que sirva de alerta para quem gosta de beber cachaça temperada ou em conserva.

TRAGÉDIA! Crianças morrem eletrocutadas em cerca de quintal, em Bacabal

Informações atualizadas

Três crianças do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, sofreram forte descarga elétrica, por voltas das 16 horas desta quarta-feira (30), quando brincavam em um terreno na rua A da Vila das Almas, em Bacabal. De acordo com informações preliminares, uma cerca de arame de um quintal ao lado estava energizada e ao tentarem atravessa-la as crianças levaram o choque. Duas morreram ainda no local e a terceira foi encaminhada às pressas para o Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu e também acabou falecendo.

Um dos garotos, identificado como Tiago, de 6 anos de idade, que veio a óbito é filho de um casal acusado de tráfico de drogas naquela área. O pai, identificado como "Deri", se encontra preso na unidade Prisional de Ressocialização, no povoado Piratininga. A mãe, Ildeane (Deane) Brito Sousa, 23 anos, foi detida durante a Semana Santa por uma guarnição comandada pelo cabo PM Nadson que a conduziu para a Delegacia do 1º Distrito Policial.

Segundo a polícia, em sua residência foram encontradas drogas e ela seria proprietária da motocicleta apreendida em posse do assaltante “Ivan”, que, ainda de acordo com informações dos policiais, teria sido usada em alguns assaltos cometidos pela cidade.

Ildeane negou que a droga seja sua e disse na delegacia que estaria para o povoado Piratininga onde havia ido visitar seu esposo na cadeia. Com referência ao veículo aprendido, Ildeane revelou que havia emprestado para o assaltante “Ivan”, mas que não tinha conhecimento que ele praticava assaltos.

As outras duas crianças que morreram na tragédia desta quarta-feira são David José da Silva, 8 anos, e José Armando, de 11.

E MAIS: No começo da noite a população revoltada com o proprietário da residência onde as crianças acabaram morrendo, atearam fogo no imóvel.
A qualquer momento novas informações...
Postado por Sergio Matias

VARGEM GRANDE COMEMORA 78 ANOS DE SUA EMANCIPAÇÃO POLITICO-ADMINISTRATIVA

Nesta terça-feira, 29 de março, diversos eventos públicos marcaram o dia de comemoração aos 78 anos de emancipação político-administrativa do município. Sob comando do prefeito Edvaldo Nascimento dos Santos, o primeiro ato solene foi a santa Missa na igreja matriz, presidida pelo pároco Antonio Carlos. Antes da Missa, Edvaldo adentrou a igreja, em procissão, portando a bandeira de Vargem Grande, acompanhado de todos os secretários municipais.
 Após o ato religioso as cerimônias prosseguiram com  hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal às 9 horas, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, todos acompanharam a execução do Hino Vargengrandense, pela Corporação da Banda Marcial, sob a regência do maestro Raimundo.

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nascimento destacou a importância das lutas conquistadas no passado e novos projetos para o futuro. "é uma alegria imensa. Tenho muito orgulho em amar esta cidade que me escolheu pra ser o seu gestor. Neste ano, estamos desenvolvendo grandes e consistentes projetos para o município. A população já percebe nas ruas o nosso trabalho, empenho, carinho e dedicação. Faremos ainda muito mais pela cidade", declarou.
Em sua fala, Edvaldo Nascimento ressaltou a importância do apoio de toda a sociedade para o desenvolvimento da cidade. “Vargem Grande cresce, se desenvolve, mas quem faz nossa cidade prosperar são os Vargengrandenses. É o povo que traz a evolução, por isso, nos orgulhamos de nossa história e continuamos trabalhando muito para que Vargem Grande não pare de crescer", enfatizou o prefeito.

Em seguida, às 10h, foi realizado o evento que não pode faltar, o já tradicional corte do bolo, o local recebeu grande público. A cerimônia também contou com a presença dos secretários municipais, vereadores, empresários e também de outras autoridades do município.

Na parte da tarde, seguindo com as comemorações de emancipação, foi realizado no Ginásio Gastão Vieira as finais do Campeonato Municipal Vargengrandense de Futsal Feminino e Veteranos sub 40, Troféu 78 anos de Historia Política de Vargem Grande, onde na primeira partida THE GIRLS venceu do Jonata I, por 8 a 7. E na segunda final o Estudiantes ganhou de Presidente Vargas, por 8 x 3. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal. Mais um motivo para a população se orgulhar da cidade que comemora 78 anos de emancipação.
À noite, encerrando as comemorações da terça-feira, Edvaldo Nascimento, sua esposa, e demais autoridades, participaram do Culto Ecumênico na igreja Assembleia de Deus, as 18h. Depois no Parque dos Buritis foram sorteados dezenas de prêmios entre as pessoas que receberam uma senha com um numero, e as comemorações encerraram com as Bandas Forro Top, Pesadão do Forró e Forró Farra da Gordinha que arrastaram uma multidão, lotando a Praça de eventos.

terça-feira, 29 de março de 2016

Ações de PMs como médicos, parteiros, professores bombam nas redes sociais

Policiais militares ajudam menino a fazer os deveres de casa quase todos os dias em São Vicente (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Em diversos cantos do país, as ações do Policiais Militares como mil utilidades, além de garantir a segurança da população, começam a ganhar repercussão positiva nas redes sociais.

Policiais militares ajudam menino a fazer deveres de casa quase todo dia (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
A mais recente acabou viralizando e ganhando sucesso nas redes em todo o país. Em posto de polícia de São Vicente, no Litoral Paulista,  um menino pediu ajuda aos militares para fazer o dever da escola. E eles não se recusaram. A cena virou quase que diária.
Exemplos como esses mostram o lado sensível e humanitário dos policiais. Em várias partes do país eles viram enfermeiros, médicos, professores, guias de deficientes no trânsito, além, é claro, de garantir a segurança das famílias brasileiras.
Aqui no Maranhão, uma cena também ganhou fama ao mostrar PMs ajudando debaixo de chuva a um motoqueiro que sofreu um acidente, conforme mostra o vídeo abaixo:
Blog Luis Cardoso

Professora é morta a pauladas por reconhecer assaltantes como alunos

Crime ocorreu na cidade de Sitio Novo
Crime ocorreu na cidade de Sitio Novo
Um caso bárbaro ocorrido na noite de ontem ,28, chocou a população de Sitio Novo, interior do Maranhão. Uma professora aposentada de 84 anos identificada como Dona Ana Maria Mota, foi brutalmente assassinada a pauladas após ser vítima de assalto e ter reconhecido os bandidos como seus ex-alunos.
A violência usada pelos assaltantes foi tanta que a idosa ficou deformada e devido as lesões pelo rosto, morreu irreconhecível. Após o crime, o clima é de tensão na cidade.
A policia tenta agora localizar os assaltantes acusados de roubar a residência da professora.
474b09fda49e72b0ba26c3f368ebdd11
Dona Ana Maria Mota tinha 84 anos
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso

URGENTE! Uma morte e 5 feridos em Tiroteio na praça do Povo durante festa do aniversario de Chapadinha

Urgente! O blog do Alexandre Cunha acaba de ser informado que houve tiroteio na Praça do Povo durante apresentação de festa que comemora o aniversário da cidade.

De acordo com as primeiras informações houve pelo menos 5 tiros, uma pessoa morta, e 5 cinco feridas.
Uma mulher ainda não identificada está em estado grave e será transferida para São Luis.
  
A vitimas fatal seria um jovem de apenas 18 anos, identificado por "Tiaguinho" do  do Bairro Recanto dos Pássaros.  

Aguarde mais detalhes, o blog está apurando todo o corrido. 

Ainda não se sabe qual foi o real motivo do tiroteio que resultou em tamanha tragédia.
Corpo da Vítima fatal no HAPA.
Primeiras imagens que chegaram ao blog via whatsapp 
Vitima recebe atendimento na praça do Povo, minutos após o tiroteio. 

segunda-feira, 28 de março de 2016

Asca bate o Juventus e é Bi-Campeão da Copa Alagadiço sub 20

O Asca é Bi-Campeão da Copa Alagadiço sub 20 - 2016. Na comemoração do aniversário da cidade de Vargem Grande, o time Camaleão bateu o Juventus por 2 x 0 e conquistou seu nono título da Copinha. A partida foi realizada na tarde deste domingo (27), no campo Toca do Camaleão.
O Camaleão começou tomando as ações da partida e abriu o placar aos 10 minutos. Rayellison João bateu escanteio da esquerda e fez gol olímpico. O time do Asca seguiu pressionando e chegou ao segundo gol aos 25 minutos. Main começou a jogada pelo lado esquerdo e tocou para Rayellison João que chutou forte e ampliou o placar.
O Juventus até assustou em alguns lances, mas a reação só aconteceu no segundo tempo. No final da segunda etapa, quando teve dois pênaltis ao seu favor, o primeiro com Felipe Andrade  que bateu pra fora e o segundo com  Luis Mendes que também chutou pra fora. Aí só bastou tranquilidade dos atletas do Asca, que acertou a marcação e esperar o apito final do juiz da partida para galera do Camaleão comemorar mais  um título da Copa  na sua história.
O evento foi promovido pela SEDELVG, com apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Grande e do Esporte 87 da Rádio Iguará FM.





Idoso de 68 anos é preso suspeito de trafico de drogas em São Benedito do Rio Preto

Postado por Alexandre Cunha
Divulgação Polícia Militar 
Uma operação da realizada, sábado, 26, pela Polícia Militar na cidade de São Benedito do Rio Preto, culminou com a prisão de Francisco dos Santas de 68 anos.
Francisco foi preso na localidade Santo Antônio, com ele a PM encontrou uma espingarda bate bucha, 03 facão, 02 celulares, 9 porções de maconha e mais de 06 mil reais em dinheiro.

domingo, 27 de março de 2016

VARGEM GRANDE: Paredão do Açude Novo arrebenta e causa alagamento

Paredão do Açude Novo, arrebenta e causa a maior alagamento dos riachos  Lagoa dos Pauzão, Macaco e Alagadiço, veja as imagens abaixo...
Riacho Macoco -Campo de aviação
Riacho Alagadiço