sexta-feira, 7 de junho de 2013

O Rei - Nadal barra Djokovic e vai à oitava final de Roland Garros

Sérvio comete erros não forçados em demasia, leva duelo para quinto set, mas espanhol bate rival em longa parcial e mantém sequência de decisões no ano

Era um duelo incomum entre Novak Djokovic e Rafael Nadal em Roland Garros, nesta sexta-feira, já que os dois se encontravam antes de uma final após 11 partidas. Porém, a rivalidade e a intensidade do confronto foram as mesmas. Esforçado, o sérvio se virou como pôde para tentar a classificação para a decisão do torneio, teve momentos de grande confiança no jogo, mas esbarrou nos excessivos erros não forçados cometidos na partida (75 contra 44 do espanhol). Mais regular que o adversário, o Touro Miúra quase mandou um "pneu" (6/0), segurou uma reação do adversário e conquistou a vaga suada na oitava final dele em Roland Garros por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 4/6, 6/1, 6(3)/7 e 9/7, em quatro horas e 37 minutos de confronto.

Nadal ampliou a vantagem nos confrontos diretos com Djokovic. O espanhol agora tem 20 vitórias em 35 duelos contra o número 1 do mundo, sendo que nunca foi derrotado por Nole em Roland Garros nas cinco vezes em que se encontraram. Por pouco, o atual 4º do ranking também não conquistou um feito inédito no histórico entre eles. No circuito profissional, nenhum dos dois conseguiu aplicar um "pneu" contra o outro.

 Sete vezes campeão em Roland Garros, o Miúra ainda obteve a 58ª vitória dele na competição. Ele igualou o recorde de Roger Federer, conquistado recentemente, do argentino Guillermo Villas e do italiano Nicola Pietrangeli. Caso vença novamente o Grand Slam francês, o ex-número 1, além de ampliar o domínio em Paris para oito títulos, vai se tornar o maior vencedor de partidas do torneio. Ele ainda pode ser o primeiro tenista a ganhar um único Grand Slam oito vezes.

Em grande momento na temporada, Nadal vai disputar a nona final consecutiva em nove torneios disputados em 2013. Ele sofreu apenas duas derrotas, para o argentino Horacio Zeballos em Viña del Mar, no Chile, e para o próprio Djokovic em Monte Carlo. O Miúra tem seis títulos neste ano (Aberto do Brasil, Acapulco, Indian Wells, Barcelona, Madri e Roma), tudo isso voltando de lesão no joelho esquerdo que o deixou sete meses afastado dos torneios oficiais.

A final de Roland Garros será disputada no domingo, às 10h (horário de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. Em busca do oitavo título do Grand Slam francês, Nadal encara na decisão o vencedor da partida entre o espanhol David Ferrer e o francês Jo-Wilfried Tsonga, que fazem a outra semifinal nesta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário