quinta-feira, 11 de maio de 2017

Área reivindicada pelos Gamela no MA será demarcada pela Funai

Lote de terra reivindicado pelos Gamela está em processo de demarcação
Após ser alvo de disputa entre indígenas e possíveis donos da terra, que culminou em conflito registrado em Viana (MA) no dia 30 deste mês, finalmente a questão dos Gamela caminha para um desfecho. Em documento encaminhado para a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) informou que a área reivindicada pelos Gamela está em processo de qualificação técnica para fins de demarcação.
Segundo o órgão federal, além da área em questão em Viana, outros lotes de terra situados em Matinha e Penalva – ambos no Maranhão – também passarão pelo mesmo processo. O procedimento, ainda de acordo com a Funai, consta na Informação Técnica nº 061, de 2016.
A Funai também informou que, no processo de qualificação técnica envolvendo os Gamela, averiguará se o imóvel ocupado pelos silvícolas está registrado. Segundo a entidade, há a informação de que o imóvel seria de um homem identificado apenas por Benito Coelho Filho.
A crise envolvendo a posse ou não de lotes de terra no Maranhão envolvendo indígenas se acentuou, de tal modo, que o então presidenta da Funai, Antônio Costa, foi exonerado. Em seu lugar, assumiu o general Franklimberg de Freitas que, de acordo com funcionários do órgão federal, teria perfil conciliador (leia aqui).
Blog do Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Postar um comentário