sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Escola Josefa Rodrigues Lima realiza VIII Feira Literária

A U. I Josefa Rodrigues Lima promoveu nesta quinta, 17 de novembro no Ginásio Gastão Dias Vieira, o projeto "Literatura, arte e vida" que surgiu a partir de uma reflexão coletiva no inicio do ano letivo de 2009, após duas semanas de diagnóstico, onde foram constatados problemas, como alto índice de reprovação e evasão, indisciplina e déficit de aprendizagem. No entanto, o que mais nos chamou a atenção foi  a dificuldade de aprendizagem, relacionado á leitura e escrita, pois percebemos que os alunos não gostavam de ler e apresentavam uma enorme resistência diante das propostas de leitura em sala de aula. Assim, realizamos a feira nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e agora em 2016.

A U.I  Josefa Rodrigues Lima precisava mudar sua forma de ensinar, buscando novas possibilidades de pesquisa e aprendizagem, fazendo da leitura um habito constante, não só na escola, mas também no dia a dia do aluno, possibilitando o contato com os diversos gêneros e tipos textuais, tendo como grande aliado neste processo, á literatura.

Assim, o presente projeto, além  de possibilitar o desenvolvimento da leitura e escrita, melhorando a aprendizagem dos alunos, transformou a escola em um ambiente acolhedor, aproximando a família, tornando-a mais participativa, sempre que necessário.

Dessa forma, diante das necessidades da escola e dos resultados apresentados, o projeto passou a ser permanente na escola. Transformando pequenos momentos de leitura em incríveis viagens ao mundo encantado da literatura possibilitando o desenvolvimento da criatividade dos alunos e favorecendo a formação de leitores críticos e participativos, capazes de expressar seus pensamentos e sentimentos.

Assim, é possível afirmar que este projeto tem sido de grande relevância em nossa escola,favorecendo o desenvolvimento sócio comunicativo dos alunos, já que possibilita um trabalho contextualizado, de maneira significativa não só para o aluno, mas para todos os membros da comunidade escolar, já que todos fazem parte deste projeto.

O objetivo geral do projeto é; Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torna-lo leitor e produtor competente de textos, através dos diversos gêneros literários.

Escolas convidadas que participaram do evento; Escola Municipal Iraci Silva Pereira, Escola Municipal Paulo Freire, Escola Municipal Duque de Caxias, EM José Esmério Vieira, EM Assoc. Clube das Mães, EMEF I II  José Salim Trabulsi e C.E.I. Maria Selene Mesquita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário