O
paulistano que olhar para o céu na noite desta segunda-feira (14),
entre as 22h30 e 23h30, poderá ver um evento raro, ocorrido apenas uma
vez no Brasil. O fenômeno não é astronômico, mas sim a passagem da maior
aeronave em atividade no mundo.
Constantemente chamado de monstro e colosso dos céus, o Antonov Mriya
An-225 não desaponta com suas dimensões descomunais. São 84 metros de
comprimento, 32 rodas, 6 motores e a capacidade de carregar o peso
equivalente a mais de 7 Boeings 737, o mais comum da aviação comercial.
A última vez que esteve pelo país, em 2010, o Antonov trouxe dos
Estados Unidos equipamentos para a Petrobras. Desta vez a tarefa é a de
levar para o Chile um gerador de 150 toneladas fabricado no Brasil.
Para isso, a primeira parada da aeronave no país será em Viracopos, em
Campinas, nesta segunda às 10h30. Mais de 1.800 pessoas confirmaram
presença em um evento no Facebook marcado para acompanhar a sua chegada.
No pátio do aeroporto, o interior da aeronave será equipado com um
suporte especial que servirá para sustentar o gerador.
De lá, às 22h30, o Antonov decola para uma viagem curta até o aeroporto
de Guarulhos (Grande SP). A previsão da chegada é às 23h. A
aterrissagem será transmitida ao vivo pela concessionária do aeroporto.
No Facebook, 1.400 pessoas confirmaram presença.
O Antonov "dorme" em Guarulhos e sua decolagem está prevista para
depois das 6h. Até lá, a madrugada será tumultuada no pátio do
aeroporto. Uma operação especial foi montada para que a carga seja
colocada no porão do Antonov.
"Essa é a segunda maior carga a ser transportada na aviação comercial
mundial", explica o diretor de operações do aeroporto de Guarulhos,
Miguel Dau. "É uma operação sem par no Brasil. Vai implicar em uma série
de procedimentos adotados exclusivamente para esse dia, exclusivamente
para essa aeronave".
Para se ter uma ideia, enquanto estiver estacionada no pátio de
Guarulhos, o Antonov deverá ocupar o espaço que normalmente recebe de 5 a
7 aeronaves 737. Em Viracopos, o avião ocupará a vaga geralmente usada
por três Boeings 7474, o segundo maior avião de passageiros do mundo.
Nos dois aeroportos, sempre que for taxiar pela pista, nenhuma outra
aeronave no aeroporto estará em movimento.
"Vai ser a nossa Gisele Bündchen. Enquanto ele estiver andando, nenhuma
outra aeronave se mexe", diz Marcelo Mota, o diretor de operações do
aeroporto de Viracopos.
SONHO
O único exemplar do Antonov Mriya 225 foi construído entre 1984 e 1988,
como parte do programa espacial soviético. O objetivo é que ele pudesse
transportar o ônibus espacial soviético até sua base de lançamento.
Com seu tamanho descomunal, muitos projetistas duvidaram que o avião
conseguiria sair do chão. Por isso, foi apelidado de Mirya, ou sonho em
russo. Com a queda da União Soviética, no entanto, o avião ficou
encostado.
Em 2000, a fabricante do Antonov, com sede na Ucrânia, resolveu
reformar a aeronave. O projeto era o de transformar o modelo no maior
cargueiro comercial do mundo. Entre os desafios estava o de obter
certificações internacionais, questão desnecessária enquanto o avião
operava apenas na União Soviética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário