sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Alerta Máximo: Professores da UFMA alertam para o risco de Chapadinha ficar sem água nos próximos dias

Os professores do CCAA/UFMA Chapadinha, o Engenheiro Civil, Dr. Telmo José - que já foi secretário municipal do Meio Ambiente) e o Dr. em Ecologia, Régis Catarino da Hora, demonstram grande preocupação com o iminente risco da falta de água para consumo nos próximos dias em Chapadinha.

Ambos chegaram a Chapadinha em 2006, e desde 2009 realizam pesquisas e desenvolvem projetos voltados para a recuperação e preservação da principal fonte de água da cidade, a represa de Itamacaoca, que abastece cerca de 70 por cento da população de quase 80 mil habitantes.
Além de escassa, parte da população sofre também com a má qualidade da água extraída de dezenas de poços artesianos e poços cacimbões que complementam o abastecimento.
A falta de planejamento fez com que a cidade crescesse de forma rápida e desordenada. Baseado em estudos, Telmo  afirma que Chapadinha já ultrapassou em uma vez e meia sua capacidade de abastecimento.
Em visita realizada esta semana, Telmo e Regis constataram que o pior está por vir e não vai tardar. “A quantidade de água represada atualmente é pouco mais de 10 por cento da capacidade da barragem de Itamacaoca e é suficiente apenas para pouco mais de 15 dias”, relatou Telmo.
Nesta sexta-feira, 27, os dois, acompanhados de alunos do CCAA, farão uma incursão pela área da barragem onde farão um levantamento mais atualizado da situação da principal fonte de água da cidade. Os professores pedem uma atenção especial tanto do poder público, quanto da Sociedade Civil para a busca de soluções.
Segundo o gerente da CAEMA em Chapadinha, Jorge Guimarães, no início deste ano, a prefeitura teve um projeto aprovado pelo PAC II (Plano de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, que investirá recursos da ordem de R$ 25 Milhões, a serem aplicados na ampliação da capacidade de armazenamento da Itamacaoca e na construção de vários poços profundos (300 m).
Para Guimarães, esta será a solução do problema da falta de água em Chapadinha, que terá 100 por cento de abastecimento, mas para Telmo, o problema não é tão simples assim: “De onde virá essa água? Só se São Pedro ajudar, mas as previsões não são das melhores para 2014. Estamos preocupados, pois nada de políticas ambientais está sendo feito para isso”, afirmou.
Fonte: Blog WF

Nenhum comentário:

Postar um comentário