quarta-feira, 15 de outubro de 2014

VARGEM GRANDE: Clube dos Vaqueiros promove a 1ª Vaquejada Pega Boi no mato nos dias 17, 18 e 19 de outubro



Prática quase extinta no sertão, alguns fazendeiros do Nordeste, em especial do Maranhão, apaixonados pelas tradições, levantaram a poeira e passaram a valorizar o "Pega de Boi", em forma de competição.

Nas fazendas de antigamente, o gado era criado solto na caatinga ou na mata. A cada temporada ou fim de estação, os fazendeiros organizavam o que eles chamavam de “pega de boi”. Uma festa onde se reuniam todos os vaqueiros da região para pegar o gado que vivia na solta e que seria marcado a ferro, castrado e conduzido para áreas onde os pastos existissem em maior abundância. Essa tarefa era difícil. Os animais viviam em áreas de mato fechado, cheias de espinhos e galhos secos.

O exercício de capturar o boi no mato exigia do vaqueiro extrema perícia e coragem. Depois acabou criando heróis e muitas lendas entre os homens rudes do campo. Os melhores e mais corajosos eram reverenciados como ícones. O “pega de boi” começou a ganhar nova roupagem e sair do meio do mato para chegar às cidades onde ganhou platéia e seguidores com a vaquejada.

E o Clube dos Vaqueiros de Vargem Grande-Ma, realizará nos dias 17, 18,e 19 de outubro de 2014, no Parque de Vaquejada Pega Boi no Mato, localizado no bairro Alto Alegre, realizará a 1ª Pega de Boi, em forma de competição. Onde dezenas de vaqueiros vindos de varias parte da região participarão deste evento. O local já está quase  pronto para receber os competidores e o publico em geral.

Com apoio do Deputado Estadual Manoel Ribeiro, da Prefeitura Municipal de Vargem Grande e de outros parceiros, com a força de vontade dos Vaqueiros que compõe, o Clube dos Vaqueiros,  este projeto se tornou realidade. Veja como estar...
Embarcador dos animais (pronto)

Breque (saída do animal)

Breque (entrada do animal)

Retorno dos animais (cerca)

Curral

Clube de Festa (pronto).


Nenhum comentário:

Postar um comentário