quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Coroatá completa 3 anos sem o Bispo Dom Reinaldo Pünder

Na madrugada do dia 16 de janeiro de 2011, o Bispo de Coroatá, Dom Reinaldo Pünder faleceu em sua residência, vítima de câncer no pâncreas, diagnosticado desde 2009. Nesta quinta feira (16/01) faz exatos três anos de sua morte. O Bispo de Coroatá foi relevante para solidificação da diocese e para o crescimento da cidade. Não por acaso esta data é lembrada com carinho por todos.
Dom Reinaldo não ficou conhecido apenas por sua vida dedicada à evangelização. Ele jamais deixou de lado sua responsabilidade social como líder da igreja, foi assim quando mediou conflitos de terra entre latifundiários e trabalhadores rurais. O ‘eterno’ Bispo de Coroatá também deixou sua marcar pela simplicidade e humildade sempre presente em sua vida.
Para lembrar a data, a Igreja organizou uma vasta programação. Confira logo abaixo!

Às 06h30 – Oração das Laudes na CatedralLogo em seguida haverá um café comunitário
Às 12h00 – Oração do Terço na Capela do Bispo Dom Sebastião
Às 18h00 – Haverá uma oração do terço ao lado do túmulo de Dom Reinaldo
Às 19h00 – Tem a Santa Missa na Catedral

Biografia de Dom Reinaldo Pünder
Nascido em Berlim (Alemanha), no dia 12 de janeiro de 1939, Dom Reinaldo Pünder foi ordenado sacerdote em 10 de outubro de 1964, em Roma (Itália). Sua nomeação episcopal aconteceu em 14 de maio de 1978 e a ordenação em 29 de julho de 1978. Dom Reinaldo Pünder foi o 1º bispo diocesano de Coroatá desde 1978.
Como bispo diocesano de Coroatá foi responsável pela Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e depois Nordeste 5 (Maranhão); responsável pelo Setor Leigos no Regional Nordeste 5; membro da Comissão do Seminário Interdiocesano São Luís; responsável pela Pastoral da Juventude e pela Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 5.
É de sua autoria o escrito “Kirche-Laie-Welt” (sobre a missão do leigo no mundo), tese de doutorado.
Fonte: Coroatá Online

Um comentário: