sexta-feira, 7 de novembro de 2014

VARGEM GRANDE: Festejo em honra a São Raimundo dos Mulundus

Hoje, sexta feira (7) faz exatamente 8 dias que aconteceu o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, no povoado Mulundus, onde tudo começou a caminhada e morte  de Raimundo Vaqueiro, que após sua morte se tornou o Santo Milagreiro.

Raimundo Nasceu em 1700 e morreu em 1732 e Após um século de sua morte em 1832, dai adiante começa o festejo em honra a São Raimundo com  as Ladainhas em Latim pelos moradores da comunidade, e alguns anos depois a festa é reconhecida e adotado pela Igreja Católica  sub o comando do Arcebispo na época da Diocese de São Luis, qui dirigiu o festejo até 1953.

Igreja de Mulundus
Depois  houve um desentendimento e a imagem de São Raimundo é levada para os Povoados Rampa e Brejo da Jussareira. Mais depois foi doado um terreno de 180 equitarre  de terra na Comunidade Paulica, onde as romarias chegam até os dias de hoje, arrastando milhares de devotos e romeiros do Santo Vaqueiro, no período de 22 a 31 de agosto  em Vargem Grande.

Altar onde São Raimundo foi encontrado morto em 1732
O Festejo na comunidade de Mulundus recomeçou em 1996 com a Igreja reconstruida pelo Sr. Lino Lago (já falecido) e Dona Maria do Lino como é conhecida na cidade que organizou a festa até o ano de 2012. O mais impressionante  é que em 1998, o autor deste blog visitou esta Igreja e naquele ano toda a sua estrutura estava destruída e abandonada, apenas o altar estava intacto, erguido como você pode ver na imagem acima. As paredes tem quase 80 centímetros de largura, veja nas outras imagens abaixo.

Padre Antonio e Padre Cordeiro, na Missa de encerramento
Em 2013 o Festejo é entregue para Igreja Matriz que assume o comando da festa, e neste ano de 2014 o evento já teve uma inovação com as Missas de abertura e de encerramento transmitida ao vivo pela Rádio Iguará FM via link. O evento foi realizado  com muito sucesso. A festa em honra a São Raimundo dos Mulundus aconteceu no período de 22 a 31 de outubro. Veja as imagens da festa.



Momento da Comunhão


Romeiros

Momento do Batizado

Fundo da Igreja
Elida e Kabanno

Imagem de São Raimundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário