quinta-feira, 8 de junho de 2017

Sessão que julga chapa Dilma-Temer é suspensa e bate recorde de audiência


A transmissão ao vivo da sessão plenária desta quarta-feira (7) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bateu todos os recordes do Tribunal no Youtube. (Veja acima)
No segundo dia de julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 194358, o Plenário do TSE analisou mais três preliminares apresentadas pelas defesas de Dilma Rousseff e Michel Temer. Proposta pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pela Coligação Muda Brasil, a ação pede a cassação, por abuso de poder político e econômico, da chapa eleita à presidência da República em 2014.
O ministro relator do caso, Herman Benjamin, do TSE, suspendeu a leitura de seu voto no julgamento e se concentrou hoje na análise das chamadas “preliminares” (questionamentos das defesas sobre a regularidade do processo). Ele defendeu manter no processo relatos de executivos da Odebrecht de que a campanha foi abastecida com dinheiro não declarado (caixa 2) repassado como propina por contratos fechados pela empreiteira com a Petrobras, conforme narrado em acordo de delação premiada.
A decisão sobre a manutenção ou retirada dessas provas dependerá, no entanto, dos votos dos outros seis ministros da Corte: Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga, Tarcísio Neto, Luiz Fux, Rosa Weber e Gilmar Mendes. São necessários quatro votos para uma decisão sobre a questão.
Ao suspender a leitura do voto, Benjamin deixou para a próxima sessão, marcada para começar às 9h desta quinta (8), se vai recomendar a cassação do atual mandato de Temer e a inelegibilidade de Dilma por oito anos a partir de 2018 – punições previstas em caso de condenação.
Os ministros decidiram que a sessão desta quinta deve se prolongar por todo o dia até a noite. Se necessário, vão abrir outra sessão na sexta-feira (9) para a conclusão do julgamento.
Blog do Minard

Nenhum comentário:

Postar um comentário