domingo, 28 de dezembro de 2014

Com mais de 100 pessoas a bordo, avião da AirAsia some após decolar da Indonésia

O Airbus do voo QZ-8501 da AirAsia, com mais de cem pessoas a bordo, que fazia a rota entre a Indonésia e Cingapura, sumiu do radar neste domingo (28), informaram o Ministério dos Transportes indonésio e a companhia aérea.
Segundo porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, a aeronave perdeu contato com o controle de tráfego aéreo de Jacarta às 6h17 (horário local; 20h17 de sábado, 27, no horário de Brasília). O avião desapareceu ao voar sobre as águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em mau tempo.
 Equipes de busca e resgate da Indonésia tentavam localizar sinais do avião da AirAsia
A companhia aérea AirAsia divulgou a lista de nacionalidades das 162 pessoas que viajavam a bordo do Airbus 320-200: 156 indonésios, três coreanos, um malaio, um cingapurense e um francês. Ente os passageiros, há seis menores e um bebê de poucos meses. A tripulação era composta por dois pilotos e cinco pessoas de cabine.
O avião, voo QZ8501, decolou de Surabaia, em Java, às 5h20 hora local com o propósito de aterrissar em Cingapura às 8h30 hora local (22h30 de sábado em Brasília).
A Indonésia perdeu o contato por radar com o aparelho quando este estava entre as ilhas de Bornéu e Belitung. Nesse momento, havia más condições atmosféricas na região, de acordo com a agência meteorológica indonésia.
A empresa malaia AirAsia informou que o piloto do Airbus A320-200 solicitou mudança na rota devido ao mau tempo. “O avião pediu um desvio devido às condições meteorológicas”, disse a companhia em um comunicado publicado em sua página no Facebook. O Airbus desapareceu cerca de 40 minutos após decolar.
As autoridades do país, assistidas pela AirAsia, iniciaram uma operação de busca e resgate. Um Boeing 737 da Força Aérea da Indonésia, seis navios e três helicópteros estão envolvidos na operação de busca e resgate. A área de buscas está centrada na ilha de Belitung, segundo autoridades. Informações blog do Bocão

Nenhum comentário:

Postar um comentário