quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ACM Neto derrota senadores e deputados federais do Maranhão e indica presidente do FNDE

A bancada federal do Maranhão, formada por  18 deputados federais e mais três senadores, acaba de sair derrotada para o prefeito da capital baiana, ACM Neto, que emplacou o ex-secretário de Urbanismo de Salvador (Sucom), Sílvio Pinheiro (foto abaixo), em lugar de Gastão Dias Vieira, exonerado ontem do cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Enquanto o senador Roberto Rocha, amigo pessoal do presidente Michel Temer, aguardava a nomeação do economista Pedro Maranhão para o mesmo cargo, dia 17 deste o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto, garantia a nomeação do seu indicado.

Os três senadores maranhenses e mais o ex-presidente José Sarney tentaram indicar aliados seus para o cargo, pois sabiam que Gastão Vieira não tinha mais forças e ninguém ou partidos para garantir sua permanência. Se, ao menos, Vieira estivesse abrigado em uma grande legenda como o PMDB, por exemplo, seria complicada a sua exoneração.O governador Flávio Dino não entrou na briga, até porque ele não faz parte da base aliada do presidente Michel Temer. Ao contrário, ele sempre classificou o presidente da República como “golpista”, além de fazer questão de não participar de reuniões comandadas pelo chefe maior da nação.
O FNDE, nas mãos de Gastão, vinha beneficiando o Maranhão em programa com o recebimento de ônibus escolares para cidades do interior, livros didáticos, aumento da alimentação escolar, equipamento para a rede escolar pública de educação infantil, além dos repasses financeiros. Mas o ex-presidente do FNDE se afastou do grupo Sarney e vinha flertando com o governador Flávio Dino.
Surgiram hoje comentários de que o governador do Maranhão estaria pensando em chamar Gastão Vieira para compor sua equipe, informação ainda não confirmada pelo Palácio dos Leões. 
Blog do Luis Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário