quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Só no Maranhão mesmo: vice participava de esquema, delata, e vira prefeito na boa



Vice-prefeito sendo empossado
Vice-prefeito sendo empossado
No Maranhão existem coisas que até Deus duvida. Ou melhor, aqui no Maranhão até boi pode voar e quem não tem os dois olhos é rei; Aliás, aqui tudo pode, tudo é permitido e nada é proibido.
O Ministério Público, através do Gaeco, vem desenvolvendo um excelente trabalho no combate ao crime organizado e na elucidação de práticas de corrupção arquitetadas por gestores públicos que envolvem funcionários e empresários.
Chegou a pedir prisões e foi atendido pela Justiça e conseguir afastar prefeitos. Mas no caso de Anajatuba  um detalhe chama a atenção: deixaram o vice assumir, que é mais sujo do que pau de galinheiro.
Ontem, no Jornal Nacional, o vice Sidney Costa Pereira, apareceu como herói, como a pessoa que denunciou todo o esquema por não concordar com a forma como os recursos do município vinham sendo geridos. Até aqui tudo bem, tudo bacana.
Ontem, durante entrevista coletiva, o titular do Blog do Luis Cardoso indagou  ao promotor Marcos Aurélio, da Gaeco, se o vice de Anajatuba tinha atuado como delator premiado, considerando que ele foi investigado e encontrado na corrupção.
O promotor respondeu que sim. Sidney, que tenta posar de santo, foi investigado e pego na venda de notas fiscais frias como se estivesse prestando serviços no aluguel de quase uma frota de carros. Pego no flagrante, confessou e como já estava sendo colocado de lado por superfaturar nas notas frias e exigir a devolução de tudo que gastou na campanha da chapa vitoriosa (teria gasto R$ 200 mil e queria R$ 500 mil), rompeu com o prefeito afastado.
E, atolado até a lama no caso de Anajatuba, aceitou a delação premiada. Recolheu tudo o que tinha de documentos, exceto os seus, e entregou para a Gaeco. Foi o passo fundamental para que as investigações atingissem seus objetivos.
Diferentemente de outras operações levadas a efeito pela Justiça e Polícia Federal, quando o delator também é preso perde os direitos de negociar com o poder público, mesmo sendo liberado dias depois. Aqui no Maranhão o delator, que não deixou de ser criminoso também, vira prefeito.
Sidney Pereira virou prefeito em substituição ao titular do cargo. E agora, ao que parece, virou santo e homem exemplar. Assim é mole. Qualquer um quer fica rico e depois ganhar o diploma de honesto.
Blog do Luis Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário