sábado, 24 de janeiro de 2015

Conheça a 'Tiquira' e a 'Fogozada', as tradicionais cachaças do Maranhão

Tiquira é a cachaça mais famosa no Maranhão (Diego Chaves/OIMP/D.A Press)
Tiquira é a cachaça mais famosa no Maranhão
Pinga, caninha, boazinha,”marvada”, branquinha ou até mesmo, dourada. Estes são os nomes da famosa cachaça, que é a aguardente de cana-de-açúcar, base principal em sua fabricação. A cachaça tem grande importância social, econômica e cultural brasileira por estar diretamente relacionada com a colonização do país e às atividades açucareiras. 

No Maranhão, a cachaça mais famosa é a "Tiquira", uma aguardente diferente, pois sua base é feita a partir da sacarificação e fermentação da mandioca. Sua origem vem das tribos indígenas que utilizavam a bebida para festejos e rituais, porém seu processo de destilação foi trazido pelos europeus. A Tiquira é produzida em vários municípios do Maranhão e, apenas em Barreirinhas é fabricada da forma original, que é a bebida incolor.

Na capital maranhense, outra bebida que é bem conhecida é a "Fogozada", uma aguardente afrodisíaca a base de catuaba, jatobá, mel, ervas e frutas. De acordo com os apreciadores, a "Fogozada" é indicada para quem quer 'dá uma animada' no momento a dois e, por este motivo possui o nome incomum.

O feirante e criador da "Fogozada", Raimundo Costa, conhecido popularmente como "Corintiano", diz que suas bebidas são manipuladas tendo como base outras cachaças, ervas e frutas para criar um novo sabor. 

“Quando criei a Fogozada, eu separei todos os elementos para que a bebida tivesse um sabor diferente, a minha ideia foi fazer algo para aumentar o apetite sexual de pessoas mais velhas e para minha surpresa, quem mais compra a cachaça são mulheres jovens” revela o feirante.

Os apreciadores de uma boa cachaça, dizem que os melhores petiscos para quem curte a bebida, são: diversos tipos de queijo, mariscos, ovo de codorna, carambola, manga, carne de sol, torresmo, castanhas salgadas, entre outros. Informações O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário