domingo, 21 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Vargem Grande Inaugura 2ª Escola Polo








A Prefeitura Municipal de Vargem Grande inaugurou, na Manhã deste domingo, dia 21 de fevereiro, a 2ª Escola Polo no município. A Escola Polo Zenóbia Barroso Oliveira que  fica localizada no Povoado Paulica, a 6 Km da sede inaugurada  pelo Governo de Trabalho, Compromisso e Ação.
 Na ocasião estiveram presentes o prefeito Edvaldo Nascimento, o ex-prefeito Dr. Miguel Fernandes, Dr. Carlos Sergio (Advogado), os vereadores da base, Secretários Municipais, Autoridades e Convidados.
 A Escola tem capacidade para atender até 120 alunos por turno e possui área de recreação, cozinha, quatro banheiros, sala de informática, secretaria, sala dos professores, sala multiuso e sala de leitura. A escola foi construída nos padrões exigidos pelo Ministério da Educação, assim como as escolas entregues anteriormente e também atenderá os alunos das comunidades adjacentes.
 O Prefeito Edvaldo Nascimento dos Santos afirma que “Esta é mais uma unidade escolar do processo de revolução na educação municipal, onde estamos construindo escolas em todos os cantos do município para atender toda a população, melhorar as condições de trabalho dos professores e aumentar a nota no IDEB. Estamos realizando um planejamento de 30 anos para a Educação Municipal e contamos com a colaboração de todos”.
 O Prefeito aproveitou a oportunidade para informar que  nas próximas semanas devem ser inauguradas novas escolas no município e também um posto medico no Povoado Placa. Outras obras estão em andamento, o que deve somar mais de 35 empreendimento  entregues ou em construção até o final deste ano.

                                 HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR ZENÓBIA BARROSO OLIVEIRA

Na comunidade Paulica, a escola fora fundada em 1978, sendo o primeiro Professor o Sr. Raimundo Nonato dos Santos Evangelista, que lecionava as atividades escolares com uma turma multisseriada de 1ª a 4ª série na capela da igreja da comunidade. Mais tarde veio a lecionar na escola o Professor Antonio Nunes. Alguns anos depois houve outra mudança, assumindo desta vez a professora que atuou a partir de 1998, a então prefeita Dra. Ana Maria Nascimento Fernandes ordenou a construção de um barracão que começou a funcionar como escola, mas logo depois decidiu construir uma nova escola de alvenaria com duas salas de aula, dois banheiros e uma cozinha, atendendo assim a necessidade da comunidade.
Em agosto de 1999 foi inaugurada a escola do povoado pela prefeita Dra. Ana que reconhecendo a grande amiga que também é uma grande mulher, Dona Zezé. Assim a escola foi inaugurada com o nome de Zenóbia Barroso Oliveira, homenageando a Dona Zenobia por seu prestimoso caráter e reconhecimento de mulher Vargengrandense.
No período de 1999 a 2005 a escola funcionava apenas em um turno Matutino, com as turmas de 1ª e 2ª série, e 3ª a 4ª série, os professores deste período foram: Professora Dulce, Helena, Remédios, Eranildes, Neta, Joseane, Helenice e Silvinha.
Em 2005 devido ao quantitativo de alunos a escola funcionaria em dois turnos matutino e vespertino, atendendo a alunos de educação infantil, ensino fundamental de 1ª a 4ª série e ensino fundamental de 5ª a 8ª série. A primeira gestora na nova escola fora a professora Joceliana Mesquita Silva, que ficou no cargo de 2005 a 2008.
No ano de 2009 na administração de Dr. Miguel inicia-se um novo ciclo administrativo, neste mesmo ano assumiu a gestão da escola a professora Maria Landecy, que ficara até o ano de 2012. As etapas de ensino ampliaram com o EJA, com salas de educação infantil, ensino fundamental dos anos iniciais e finais.
A I etapa ainda manteve algumas turmas multisseriadas, no entanto a II etapa passou a ser seriada com implementação do transporte escolar, atendendo alunos de varias comunidades.
No ano de 2013 o professor Antonio Raimundo da Silva Pires assumiu a gestão da escola, e o professor Jonei dos Santos Nascimento como Orientador Pedagógico. Neste período a escola passou a ter um numero de alunos bem elevados, havendo a necessidade de mais espaços para sala de aula, onde  foram locados dois barracões atendendo assim todas as etapas da educação básica. Devido a estrutura escolar e a quantidade de alunos atendidos o prefeito Edvaldo Nascimento e a Secretaria de Educação sensibilizados com a educação do município, buscou investimento para a construção de uma escola modelo nos padrões  atuais para satisfazer as necessidades educacionais dessa região, uma vez que,  a escola é polo e atende nove (9) comunidades. E nós professores; Rosângela Sousa, Laudimir da Conceição, Valdiene Lisboa, Maura Albuquerque, Joelson Correa. Maria Laziane,  Jocelina Mesquita, professores atuais da escola, pais e alunos nos sentimos extremamente felizes de propiciar este momento da história desta linda escola.          
Prefeito Edvaldo Nascimento, Padre Antonio Carlos e o Vereador Mundim


Sec. Meio de Ambiente, Antonio Mota, Advogado Dr. Carlos Sergio, Pref. Edvaldo Nascimento e o Vereador Jeová Sousa

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário