quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Vargem Grande inaugura ampliação e reforma de escola Nossa Senhora de Guadalupe do Bairro Soldadinho

Com a presença do prefeito Edvaldo Nascimento, e da Secretaria de Educação Regina Eliane, dos vereadores Abdias Cidrão, Terlin Pires, Jeová Sousa e Conceição Cardoso e demais autoridades, foi inaugurada nesta quarta-feira (17), a obra de reforma e ampliação da Escola Nossa Senhora de Guadalupe, do Bairro Soldadinho. Com a construção da sala dos Professores, almoxarifado, banheiros, sala multiuso, despensa, cozinha adequada, refeitório e outros.
“É uma obra que resgata a responsabilidade que temos com uma educação de qualidade. As construções da sala multiuso e da sala dos Professores são de suma importância para o aprendizado. Temos feito nosso dever de casa, com construção de novas salas, reforma e ampliação, apostilamento, merenda de qualidade, uniformes e o kit escolar, é assim que pensamos educação em Vargem Grande.”, afirmou o prefeito Edvaldo.
Para a  professora Regina Eliane, Secretaria de Educação, a inauguração dos novos espaços reflete em toda comunidade. “É um sentimento de alegria, não só da comunidade escolar - alunos, professores e funcionários, mas de todos que moram no Bairro Soldadinho. Um compromisso que a administração fez conosco, e que foi cumprido. Quero agradecer ao prefeito Edvaldo em nome de todos da Escola Nossa Senhora de Guadalupe.”, finalizou a Secretaria.

Prefeito Edvaldo Nascimento e demais autoridades municipais
Diante do exposto a gestão publica  municipal de Vargem Grande através do Sr. Prefeito Edvaldo Nascimento fez hoje (17) a entrega de mais uma obra totalmente reformada e ampliada, adequada para as crianças matriculadas nesta instituição, realizando assim o sonho de toda a comunidade do bairro Soldadinho.

                                                                  HISTÓRICO DA ESCOLA
A escola Nossa Senhora de Guadalupe foi fundada em 15 de março de 1991, pela comunidade cigana residente no próprio bairro e teve a colaboração do Padre Laurindo Neto e das professoras Reginan e Santinha os quais buscavam interação e socialização da comunidade com os moradores.
A escola era uma casa em  forma de barracão coberto de palhas e paredes de barro, onde funcionava duas salas de aulas os professores eram pagos pelo município na gestão do Sr. José Pedro da Silva ex-prefeito de Vargem Grande. Os primeiros professores foram; Maria da Conceição Meireles Martins e Maria Lucia Rodrigues do Lago. No inicio não havia diretor e nem secretario sendo anexo da escola José Esmero.
A escola recebeu esse nome em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe protetora dos ciganos. Em 1995 a escola foi construida de alvenaria com apenas duas salas de aulas. Em 1998 foi ampliada sendo esta na primeira gestão de Dra. Ana Maria Nascimento Fernandes, a escola passou por um processo de reforma e ampliação com mais uma sala, dois banheiros, uma área que funcionava como secretaria, tendo também  um corredor o qual servia como sala de aula atendendo as crianças de zero a três anos de idade (creche), mais no ano de 2015 funcionou como área de lazer nas horas de intervalo e é também onde ocorrem as atividades pedagógicas extras classes, reuniões de pais e etc.
A escola funciona os dois turnos matutino e vespertino, com uma matricula de 155 crianças, 6 professores, cinco AOSDs e três vigias. A mesma tem uma gestora geral; Maria Alice Sousa Santos e ainda nos anos de 2009 e 2010 teve como gestora adjunta Maria Helena Quitéria e como orientadora pedagógica; Maria da Conceição Meireles Martins.
Vale ressaltar que nos anos de 2009 e 2010 funcionou o primeiro ano do programa alfa e Beto estes sendo anexo da escola Duque de Caxias. Em 2014 foi feito visita domiciliar em busca de crianças na faixa etária de 2 a 3 anos de idade realizando assim   as matriculas das mesmas, surgindo da creche anexo onde temos um total geral de 96 crianças matriculas.
Observando a analisando o espaço físico da escola Guadalupe e pensando no bem estar das crianças bem como de todos que compõem o processo educativo do município o prefeito Edvaldo Nascimento e a secretaria de Educação professora Regina Eliane, atentos os pedidos da gestão e anseios da comunidade decidiram dá inicio a reforma e ampliação da mesma, acrescentando; sala dos professores, almoxarifado, banheiros adequados para crianças pequenas, banheiros para funcionários, banheiros adaptados para crianças com deficiências, sala multiuso, despensa, cozinha adequada, refeitório e outros.

Prefeito Edvaldo Nascimento, alunos da escola e o vereador Abdias Cidrão, na sala multiuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário