terça-feira, 5 de maio de 2015

A Câmara é mesmo a casa do povo?

Por José de Fátima Souza.
Quando das campanhas para cargos executivo e legislativo o eleitor se confunde pelo bombardeio das promessas dos candidatos, principalmente vereadores. No afã de chegar a vitória, candidatos a representantes do povo nas Câmaras, prometem realizações que estão fora da limitação das atribuições do seu cargo.
O candidato diz que se eleito, realizará isto e aquilo. E o eleitor bate palmas e vai para casa convicto, de que o vereador é realmente o agente realizador de grandes obras, e que o prefeito será apenas um figurante, um ator coadjuvante no cenário político.
Muitos candidatos fazem isso porque querem ser vereadores, mas desconhecem completamente quais as atribuições do cargo. É comum ver-se candidatos dizerem: Vou ser candidato. Um vereador está ganhando muito bem. Ninguém fala na representatividade. E que ao ser escolhido, ele(a) está comprometido por força do cargo, para ser um representante do povo. Isso para muitos é o que menos interessa. O que está a frente de suas propostas são os valores pecuniários do cargo e as barganhas que fará para se locupletar.
O vereador é antes de tudo responsável pela elaboração, discussão e votação das Leis que tragam benefícios para a comunidade que representa. Infelizmente isso quase sempre não acontece.
Em Vargem Grande, o trabalho de nossos vereadores no passado, despertava maior interesse da sociedade. A transmissão dos trabalhos da Câmara pela rádio era de interesse de todos. Ninguém superava a audiência da transmissão. E o que aconteceu para o desinteresse da população? Falta de motivação de nossos Edis, ou falta de propostas que atendam os interesses da coletividade?
Parece que muitos estão mais preocupados em achincalhes contra o prefeito e agressões verbais aos colegas, do que propriamente buscar  soluções para os problemas mais emergentes da comunidade. Será que agredir prefeito e colegas é o caminho certo para a solução de nossos problemas? Não seria mais sensato e viável apresentarem e discutirem propostas que tragam benefícios a todos?
Acredito que se se limitarem a trabalhar dentro de suas  atribuições, esquecendo pelejas e sequelas pessoais, contribuirão para o desenvolvimento da sociedade e a população ficará eternamente grata. Fica um breve lembrete: Que a casa do povo sirva para debates e discussões em favor do povo.
Que os problemas pessoais sejam discutidos e resolvidos em outras arenas, não no plenário da Câmara. Afinal de contas, a Câmara é mesmo a casa do povo? Com a palavra e as ações os vereadores. Só eles podem e devem responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário