sábado, 26 de abril de 2014

Série C inicia com rodada de clássicos e time que herdou a vaga na última hora


Neste sábado inicia o Campeonato Brasileiro da Série C. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi ousada ao montar a tabela da primeira rodada. Isso porque, dos dez jogos que serão realizados, sete são clássicos. Destaques para Botafogo e Treze, que voltam a se enfrentar em uma competição nacional após 13 anos e terá transmissão da TV Brasil, São Caetano e Guarani, times que já foram a quinta potência de São Paulo, além de Caxias e Juventude, que será televisionada pelo Sportv.

O torneio também começa marcado por incertezas. O Crac, rebaixado na temporada passada, ganha uma vaga de “última hora” no lugar do Ipatinga (ex-Betim), punido por conta de dívidas internacionais. O Metropolitano, quinto colocado na Série D da temporada passada, sonha com a vaga e luta na justiça para disputar à Série C. O Mixto também corre por fora e tenta a vaga. A Portuguesa é outra que poderá ser punida e parar na divisão, por não ter entrado em campo na Série B contra o Joinville.

Grupo A
 (Foto: Divulgação)
Dos quatro clubes que classificarão para a segunda fase, dois, do Grupo A, despontam como favoritos: Paysandu e Fortaleza. O clube paraense vem abalado com a perda do título da Copa Verde, mas sonha em volta à Série B, de onde caiu no ano passado. A estreia será no clássico contra o Águia de Marabá, em partida marcada para este sábado, às 16h, no Estádio Modelão.

O Fortaleza, por sua vez, perdeu o título Cearense para o rival Ceará e tenta mais uma vez conquistar o acesso. Em 2012, perdeu a oportunidade, quando foi derrotado pelo Oeste. Já no ano passado, fez uma campanha pífia, onde não conseguiu nem a classificação para a segunda fase. A volta por cima pode ser iniciada contra o Salgueiro na segunda-feira, às 21h, no Cornélio de Barros.

Ainda no sábado, após treze anos sem se encontrarem em torneios nacionais, o Clássico da Tradição será disputado. O Botafogo vem motivado com o acesso conquistado na Série D da temporada passada. Já o Treze tenta desbancar o rival para começar com o pé direito a busca pelo acesso. O embate será às 19h, no Estádio do Almeidão.

Fechando o grupo, no domingo, às 18, no Passo das Emas, o Cuiabá enfrenta o Crac, e no dia quatro de junho, o ASA faz o clássico contra o CRB às 20h30, no Estádio Municipal Arapiraca. O jogo foi adiado por conta das finais do Campeonato Alagoano.

Grupo B
Pelo Grupo B, a partida mais aguardada é o clássico entre Caxias e Juventude, marcada para este sábado, às 16h, no Estádio Centenário. Pelo Campeonato Gaúcho, o Caxias levou a melhor e venceu 2 a 1. Porém, o adversário se apóia em sua tradição para seguir em buscar da vitória e iniciar bem à Série C.

Outro clássico regional é entre Madureira e Duque de Caxias, que acontece no sábado, às 15h, no Estádio Conselheiro Galvão. Ambos foram coadjuvantes no Campeonato Carioca, mas visam surpreender na Série C. Ninguém esconde, porém, que os favoritos desse grupo são os clubes gaúchos e os times do interior paulista. Entre eles São Caetano e Guarani.

O clube campineiro quer esquecer a péssima campanha no Campeonato Paulista da Série A2 e realizar um bom segundo semestre. O adversário é o São Caetano, clube que vem sendo freguês do Guarani nos últimos anos.

Desde junho de 2009, os dois times se enfrentaram em nove oportunidades, sendo que o time campineiro venceu oito delas e perdeu apenas uma vez. Neste período, foram 15 gols anotados pelo ataque do Guarani e apenas seis do São Caetano.

A única vitória do time do ABC desde 2009 aconteceu no segundo turno da Série B de 2012, quando venceu, por 2 a 1, dentro do Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Curiosamente, este jogo válido pela última rodada da competição selou o rebaixamento do Guarani para a Série C.

Se o Guarani tem se mostrado um carrasco nestes últimos anos, no retrospecto geral o confronto é equilibrado. Até hoje, os dois times se enfrentaram por 22 vezes, com dez vitórias dos campineiros, quatro empates e oito vitórias do São Caetano. O time campineiro marcou 22 gols e sofreu 23.

Mais dois jogos completam o Grupo B no domingo, o Tupi enfrenta o Macaé às 16h, no Estádio Municipal Juiz de Fora, e o Mogi Mirim faz o clássico do Interior Paulista contra o Guaratinguetá, time que anunciou a parceria com o Osasco Audax nesta quinta-feira. O embate será às 16h, no Romildo Ferreira.

Regulamento
O regulamento é o mesmo da temporada de 2013, onde os 20 times foram divididos em dois grupos de dez. Estes se enfrentram dentro de suas chaves, em turno e returno, com os quatro primeiros se classificando e os dois últimos rebaixados.

Após a primeira fase, os clubes do Grupo A e B, se enfrentam, no formato de cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). Os vencedores conquistam o acesso.
 
Agência Futebol Interior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário