domingo, 8 de fevereiro de 2015

Primeiro Encontro Estadual dos Secretários e Gestores de Esporte e Lazer é realizado em São Luís

Encontro_Municipal (2)
Fotos: Bruno Mendes/Ascom Sedel


Foi realizado neste sábado (7), em São Luís, o primeiro Encontro Estadual dos Secretários e Gestores de Esporte e Lazer, com o objetivo de debater a integração estadual das políticas públicas do Maranhão. O evento reuniu representantes de 67 municípios maranhenses e foi marcado pela criação do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Maranhão.

Além dos gestores de esporte e lazer do estado, estiveram presentes no encontro representantes do Ministério do Esporte, a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, o secretário adjunto da secretaria de estado da juventude, Paulo Romão, e o secretário municipal de esporte e lazer de Imperatriz, Saulo Dino.

Durante a cerimônia de abertura do evento, A prefeita Irlahi Moraes destacou que o evento é um espaço para promoção do diálogo e complementou: “É grande a importância e a responsabilidade do secretário Márcio Jardim na área do esporte, mas nós já sentimos que o atual governo vai ser diferente”. “Vamos celebrar hoje um novo momento de políticas públicas no Maranhão,” convocou Paulo Romão.Encontro_Municipal (1)

O capitão pentacampeão mundial, Cafu, também esteve no evento e afirmou que a prática do esporte é uma das ferramentas mais transformadoras na vida das crianças. “A discussão de hoje deve ser sobre como incluir a criança na sociedade por meio do esporte. Se vocês juntarem forças isso se torna realidade. E ao alcançar a criança, você alcança a família,” disse.

O secretário de estado do esporte e lazer do Maranhão, Márcio Jardim, que foi eleito por unanimidade presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais do Esporte e Lazer na última sexta-feira (6), afirmou: “Estamos iniciando aqui um novo momento e asseguro que seremos guiados sempre por uma atuação democrática, participativa e transparente. Nossa intenção no evento é, sobretudo, fortalecer as secretarias dos municípios do interior do estado, tornando efetivo o trabalho dos gestores aqui presentes.”Encontro_Municipal (3)

Cássia Damiani, do Ministério do Esporte, apresentou os programas do governo federal voltados para os municípios, abordando os preceitos da política nacional do esporte. O presidente da Sociedade Brasileira de Legislação Esportiva, Wladimyr Camargos, falou sobre o Sistema Nacional do Desporto e reforma da legislação. Logo depois, os gestores puderam fazer perguntas e fazer apontamentos sobre os temas.  Também foi discutida durante o evento a Lei de Incentivo ao Esporte e feita apresentação do projeto para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015.

O momento final do encontro foi reservado para a constituição do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Maranhão. O secretário Márcio Jardim abriu o momento, explicando qual o papel do fórum e a pertinência da atuação de uma associação como essa, junto ao governo do estado.

Após votação, o fórum constituído para o biênio 2015-2016 ficou assim definido: São Luís com a presidência; o município de Marajá do Sena com a vice-presidência; secretaria-executiva com o município de Carutapera; coordenação da região norte com São José de Ribamar e Santa Inês; coordenação da região leste com Timon e Matões; coordenação da região sul com Imperatriz e Balsas; coordenação da região oeste com Pinheiros e Viana; coordenação da região central com São Domingos do Maranhão e Bacabal.

Os gestores de esporte e lazer presentes no evento aprovaram e assinaram ainda a Carta de São Luís, que reconhece a realização do Encontro Estadual dos Secretários e Gestores de Esporte e Lazer e a criação do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Maranhão como marco histórico, que os coloca no centro do processo de desenvolvimento do esporte e lazer do estado. Fonte: SEDEL de São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário