quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Siameses de 5 anos passam por cirurgia de separação


Os gêmeos siameses Arthur e Heitor, de 5 anos, passaram por uma cirurgia de separação que começou na tarde desta terça, 24. O procedimento, realizado no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, durou cerca de 15 horas e terminou durante a madrugada desta quarta, 25.
A família dos meninos é de Riacho de Santana, no interior da Bahia, e se mudou temporariamente para Goiânia após saber que os bebês eram siameses. Isso porque o hospital da cidade é referência no tratamento desses casos.
De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o quadro dos meninos é grave e eles respiram com ajuda de aparelhos.

Curiosamente, os médicos disseram que tiveram uma boa notícia durante a cirurgia, já que descobriram que cada um dos garotos tem um intestino, uma bexiga e uma vesícula. A informação foi uma surpresa para eles.
As próximas 48 horas são consideradas decisivas para a recuperação dos gêmeos. Os meninos eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia e compartilhavam o fígado e genitália.
Eles tinha três pernas, mas cada garoto ficou com um membro, já que retiraram pele e fêmur da terceira perna para ajudar na recuperação deles. O procedimento, no entanto, não foi detalhado.
Eles eram ligados pelo tórax, abdômen e bacia (Reprodução | TV Anhaguera)
A mãe dos meninos, Eliana Lebo Rocha Brandão, deixou a Bahia com destino a Goiânia um mês antes do nascimento dos filhos. O objetivo era que eles fossem acompanhados desde o parto, em maio de 2009, pela equipe médica especializada na separação de siameses.
Eliana e os meninos chegaram a voltar para a Bahia, mas retornaram para Goiânia em 2010. O pai e irmã dos garotos continuam morando no estado.
Nos últimos anos, os gêmeos passaram por alguns procedimentos médicos. A medida era prepará-los para a cirurgia que foi finalizada nesta madrugada.
Família foi a Goiânia um mês antes do parto (Rodrigo Cabral | Sec. de Saúde de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário